Lição 09 - Predestinação e Livre Arbítrio
"De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Assim, não nos julguemos mais uns aos outros; antes, seja o vosso propósito não por tropeço ou escândalo ao irmão" - Romanos 14.12,13
Texto Bíblico Básico: I Tessalonicenses 1.3,4; II Tessalonicenses 2.13,14; Romanos 8.29,30; Efésios 1.4; Romanos 11.33,34
Predestinação ou Livre Arbítrio? Calvinista ou Arminiano? Estas perguntas têm causado grande celeuma entre os cristãos há séculos. Pessoas mataram e morreram defendendo uma ou outra posição, igrejas se dividiram, irmãos e teólogos fizeram inimigos, tudo na tentativa de se encontrar um consenso a respeito.
O presente estudo não tem como pretensão abordar todos os aspectos envolvidos neste assunto ou dar uma resposta a todas as indagações (se é que isso seja possível). Além da Teologia, esta questão envolve também profundos conceitos éticos e filosóficos. Nosso objetivo é tratar este tema de maneira bem prática, simplista até, numa tentativa de tornar esta discussão acessível à igreja local e trazer um pouco de luz a tantos questionamentos.
Meu desejo é compartilhar o que eu entendo acerca de Predestinação e Livre Arbítrio. Respeito aqueles que fazem outra leitura sobre o tema e de antemão me reservo ao direito de não entrar em debate sobre isso. O motivo? Tenho coisas mais importantes para fazer. “Nas coisas essenciais, unidade. Nas não essenciais, liberdade. E, em todas elas, amor.”
A DOUTRINA CALVINISTA
![Calvino](https://serigreja.files.wordpress.com/2009/12/calvino.jpg?w=242&h=300)
Excelente orador e autor de vários livros, seus ensinos ficaram conhecidos como Calvinismo. No que diz respeito à Salvação, Calvino resumiu suas idéias em cinco pontos:
DEPRAVAÇÃO TOTAL – Devido ao pecado, os homens se tornaram corrompidos em sua totalidade e, portanto, incapazes de escolherem o bem em questões espirituais.
ELEIÇÃO INCONDICIONAL – Já que o homem não tem condições para escolher a salvação, é Deus quem, pela graça, escolhe um grande número de pecadores para salvar. Tal escolha, ou eleição, é incondicional, ou seja, não está em nada relacionada com alguma atitude ou resposta humana.
EXPIAÇÃO LIMITADA – A morte expiatória de Jesus Cristo na cruz foi por aqueles que Deus já havia de antemão predestinado.
GRAÇA IRRESISTÍVEL – É impossível para os eleitos rejeitarem a graça de Deus. O Espírito Santo sempre os convence e salva.
PERSEVERANÇA DOS SANTOS – Uma vez salvo, é impossível que os eleitos percam a salvação.
Os quatro primeiros pontos constituem o que conhecemos como Predestinação: a determinação soberana de Deus de eleger para a salvação uma parte da humanidade decaída, permitindo a justa perdição dos restantes.
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A DOUTRINA ARMINIANA
![Arminius](https://serigreja.files.wordpress.com/2009/12/arminius-james.jpg?w=238&h=300)
ELEIÇÃO CONDICIONAL – Eleitos de Deus são todos os que aceitam a salvação em Jesus Cristo.
EXPIAÇÃO UNIVERSAL – Cristo é o salvador do mundo, morreu por todos os homens, garantindo assim a salvação para todo aquele que nele crer.
FÉ SALVADORA – A salvação do homem está condicionada à sua fé.
GRAÇA RESISTÍVEL – A graça é a causa da salvação do homem, mas diferentemente do que ensina o calvinismo, esta graça não é irresistível.
PERSEVERANÇA DOS SANTOS – Os verdadeiros crentes têm força suficiente, por meio da graça, para vencer o pecado e permanecer salvo.
Contrariando os calvinistas, o arminianismo defende o livre arbítrio do ser humano, que consiste na capacidade humana de julgar e fazer suas próprias escolhas.
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A BÍBLIA E O LIVRE ARBÍTRIO
Encontramos os termos “predestinados”, “eleitos” e “escolhidos de Deus” inúmeras vezes nas Escrituras, mas simplesmente não é possível sustentar a doutrina da predestinação diante de alguns textos bíblicos. Vejamos alguns exemplos.
1. Segundo a Doutrina da Predestinação, toda a raça humana está contaminada com o pecado, e por conta disto, sempre escolherá o mal. No entanto, Bíblia afirma que o homem pode sim escolher obedecer a Deus. De outra forma, seria injusto Deus condená-lo por não fazer algo que lhe simplesmente seria impossível fazer. É indiscutível que o pecado prejudicou em muito a consciência humana, contaminando-a. Mas é também indiscutível que a necessidade de Deus é algo inerente da humanidade, e só é plenamente satisfeita através da Verdade libertadora que está em Cristo. Claro que, quando o homem escolhe Deus, o faz através da operação da sua graça e não por iniciativa própria, mas isso não significa que lhe seria impossível rejeitá-la. Encontramos na Bíblia inúmeras situações que retratam a possibilidade de escolha do homem perdido: isso é livre arbítrio.
“Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos (…) mas vocês não quiseram” (Mt 23:37)
“Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam”. (Jo 1:11)
“Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos Céus diante dos homens!” (Mt 23:13)
“Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.” (Rm 8:24).
“Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus”. (Jo 3:18)
2. Segundo a Doutrina da Predestinação, Deus escolheu e elegeu, antes da fundação do mundo, os que haveriam de ser salvos. No entanto, a Bíblia afirma categoricamente que Deus não faz acepção de pessoas, e deseja que todos sejam salvos. Difícil conciliar a ideia de que Ele deseja que todos sejam salvos mas escolhe apenas alguns para isso.
“Mas Deus não tendo em conta o tempo da ignorância, anuncia agora, a todos os homens, em todo o lugar que se arrependam”.(Atos17:30).
“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia, mas é longânime para convosco, não querendo que nenhum se perca, senão que todos venham a arrepender-se” (2 Pe 3:9).
“Isto é bom e aceitável aos olhos de nosso Salvador; que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade”. (1 Tm 2:4)
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu único filho, para a todo que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna”. (Jo 3:16)
“Porque para Deus não há acepção de pessoas” (Rm 2:11)
“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16:15)
3. Segundo a Doutrina da Predestinação, Jesus morreu somente por aqueles que o Pai já havia predestinado desde a fundação do mundo. No entanto, a Bíblia afirma sem deixar dúvidas, que Cristo morreu por todos.
“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia, mas é longânime para convosco, não querendo que nenhum se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (2 Pe 3:9).
“Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos”. (Hb 2:9)
“Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação da vida”. (Rm 5:18)
“E ele é a propiciação de nossos pecados: e não para os nossos apenas, mas ele é a propiciação de nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo”. (1 Jo 2:2)
“O qual ( falando Jesus) se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo”. (1Tm 2:6)
4. Segundo a Doutrina da Predestinação, a salvação não depende em nada da fé, mas está condicionada apenas à graça soberana de Deus. No entanto, a Bíblia afirma que é através da fé e somente através dela que podemos nos chegar a Deus.
“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do Judeu e também do grego”. (Rm 1:16)
“Sendo justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.” (Rm 5:1)
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós é dom de Deus”. (Ef 2:8).
“E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem”. (Hb 5:9)
“Visto como na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus, pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.” (1 Co 1:21)
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A BÍBLIA E A PREDESTINAÇÃO
Mas então, como podemos entender os textos bíblicos que falam acerca da predestinação?
Antes de tudo, faz-se necessário lembrar que a Bíblia não se contradiz. Ela é a Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo e revelada a nós, para nossa edificação. Assim sendo, se encontramos inúmeros textos sagrados afirmando que Deus ama e deseja a salvação de todos, que não faz acepção de pessoas, que Jesus morreu por todos, e que todo aquele que invocar seu nome será salvo, não pode haver nada em toda a Bíblia que contrarie tais princípios.
Em segundo lugar é preciso lembrar também que uma das regras básicas para a interpretação da Bíblia é considerar o seu contexto. Um provérbio antigo e muito conhecido no meio teológico adverte: “não se pode tirar o texto do seu contexto sob o pretexto de provar alguma coisa”. Pessoas despreparadas têm muitas vezes usado a Bíblia de maneira irresponsável, desconsiderando o contexto histórico de determinado trecho e ignorando princípios de hermenêutica e exegese, fundamentais no processo de interpretação bíblica.
Voltemos então a nossa questão inicial: como explicar os inúmeros textos bíblicos que falam sobre predestinação? Vejamos alguns exemplos.
Mateus 24:24 “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.”
Efésios 1:4-5 “Porque Deus nos escolheu nele, antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade”
2 Tessalonicenses 2:13 “Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por Deus vos ter escolhido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade”
Estes e outros textos usam a palavra predestinação com um significado diferente do que é utilizado pelos calvinistas. O termo “predestinar”, no contexto bíblico, não significa determinar antecipadamente o curso de ação de uma pessoa, mas criá-la com um destino, um propósito. Assim sendo, quando a Palavra diz que fomos predestinados, escolhidos ou eleitos para a salvação, está dizendo que fomos criados destinados à salvação. Deus não cria ninguém para o inferno. Cada ser humano que foi colocado sobre a face da terra, veio ao mundo destinado para a vida eterna com o Criador. Os que reconhecem que são pecadores e fazem de Cristo seu Senhor e Salvador são chamados de eleitos de Deus. Os que se recusam a crer, mesmo predestinados (nascidos) para a salvação, serão julgados e condenados.
O texto do Evangelho segundo Marcos, cap 4, também é muito usado pelos calvinistas e, mais uma vez, interpretado fora de seu contexto. Este e o texto paralelo de Mateus 13:14-15 são uma referência à profecia de Isaías, registrada em Is 6:9-10. O que foi dito primeiramente pelo profeta e citado posteriormente por Jesus (registrado nos evangelhos de Mateus e Marcos) é que o povo estava cego e surdo espiritualmente e por si só rejeitou as palavras de Deus. Não foi Deus quem os cegou. Como já foi dito, é imprescindível considerar o contexto de um versículo e não interpretá-lo isoladamente. Compare os textos:
Marcos 4:11-12 “A vós vos é dado saber os mistérios do Reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas, para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados.”
Mateus 13:14-15 “Neles se cumpre a profecia de Isaías: ‘Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão. Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria.”
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PRESCIÊNCIA x PREORDENAÇÃO
Há também outros textos bíblicos utilizados pelos calvinistas como se fossem uma referência à preordenação divina, mas na realidade apontam para a presciência de Deus. Deus é onisciente, e para Ele nada está oculto. Ele sabe o futuro desde o passado (Is 46:10), conhece os nossos dias, sabe quem será salvo mediante a fé, sabe cada pensamento nosso por antecipação. Mas presciência não é preordenação. Deus não decide o nosso futuro, não determina nossas escolhas, Ele apenas sabe o que irá acontecer. E é sob esta ótica que devemos entender os textos abaixo:
Salmo 139:16 “Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.”
1 Pedro 1:1-2 “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia; escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão pelo seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.”
Romanos 8:29-30 “Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; e aos que justificou, também glorificou.”
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SOBERANIA DE DEUS x LIVRE ARBÍTRIO HUMANO
Diante da liberdade de escolha do homem, surge um aparente paradoxo:
a) A vontade de Deus é que todo o homem seja salvo;
b) Um determinado número de pessoas rejeitou a graça de Deus e será condenada;
c) A vontade de Deus foi então sobrepujada pela vontade do homem;
d) Como Deus pode continuar sendo soberano, se a vontade dele não se cumpriu?
Na verdade, o homem só possui livre arbítrio porque Deus lhe outorgou tal direito. Isso não torna Deus menos soberano. O pecado original condenou toda a raça humana à perdição. É a graça soberana de Deus que, em sua misericórdia, através de Cristo torna possível a nossa salvação. O mérito não é humano. Deus nos amou primeiro!
Os defensores da Doutrina da Predestinação usam o texto de Romanos 9 como base para suas idéias. Entretanto, o referido texto é uma alusão a nação de Israel, e não a indivíduos. Além disso, o apóstolo Paulo apenas reforça aqui o demérito humano na salvação. Não partiu de nós a iniciativa de buscar a Deus, apenas respondemos à sua misericórdia.
Romanos 9:14-16 “E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma! Pois Ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão. Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.”
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SALVAÇÃO E LIVRE ARBÍTRIO
Uma vez salvo, eu voluntariamente abro mão do meu livre arbítrio para fazer a vontade de Deus.
Efésios 6:6 “… como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus”
1 Pedro 4:2 “para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.”
O prazer do filho de Deus é agradar o coração do Pai. Mesmo que para isso, seja necessário negar-se a si mesmo (Lc 9:23) ou ser crucificado com Cristo (Gl 2:20).
A fé salvadora transfere o senhorio da nossa vida a Jesus Cristo. Ele passa a ser nosso dono, nosso rei, Senhor absoluto de tudo que temos e somos, pela uma simples questão de confiança. Fazer parte do povo de Deus significa reconhecer que Ele sabe o que é melhor para cada um de nós, por isso, a decisão mais acertada é permitir que Ele dirija as nossas vidas.
Isso não significa que seremos “obrigados” a fazer apenas o que Deus quiser que façamos. Deus permite que continuemos fazendo nossas escolhas. Ele nos adverte, mostra o caminho certo, mas não nos obriga a andar por ele. Enquanto estivermos neste mundo, teremos sempre a opção de desobedecer às orientações de Deus, sabendo que cada escolha implicará numa consequência. A vontade de Deus é sempre boa, perfeita e agradável (Rm 12:2). Fugir dela nunca será uma opção razoável.
Creio que Deus tem sonhos e planos para cada um de nós e nos criou com propósitos especiais. Se entregarmos a Ele a direção de nossas vidas, Ele mesmo cuidará para que cada um de seus propósitos se cumpra. Mas, se formos obstinados e insistirmos em viver independentes de sua vontade, Ele fará de tudo para nos trazer de volta, mas permitirá que façamos nossas próprias escolhas.
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CONCLUSÃO
Diante de tudo acima exposto, creio que:
- Todas as pessoas foram criadas originalmente para a salvação, predestinadas para a Glória de Deus.
- Devido ao pecado, todos estão perdidos, sem salvação, e destituídos da glória do Pai.
- O arrependimento e a fé na redenção que há em Cristo Jesus, por meio da graça, é a única maneira de sermos salvos.
- Deus se revela a todos, tem um plano e um chamado para todos, coloca a sua salvação à disposição de todos, e deseja que todos sejam salvos.
- O Senhor concedeu ao ser humano livre arbítrio para decidir aceitar ou não a oferta de salvação.
- Nenhum ser humano, por si só, tem condições de tomar a iniciativa de buscar a Deus. Aquele que aceita o seu chamado, o faz tão somente por meio de sua graça.
- Aquele que rejeita o chamado de Deus, o faz movido por sua própria natureza caída, rejeitou a operação da graça e permanecerá eternamente destituído da Glória do Pai.
- Por último, talvez O MAIS IMPORTANTE: o conhecimento humano sobre a soberania de Deus é limitado. Calvino tentou, Armínio argumentou, mas a verdade é que a mente humana não pode esquadrinhar a mente de Deus e clarificar a lógica divina. Portanto, é bobagem defender uma ou outra posição, julgando-a como verdade absoluta. Até mesmo porque, quando se trata de Deus, determinismo e livre arbítrio podem até ser plenamente e sobrenaturalmente compatíveis.
FONTE DE PESQUISA
https://serigreja.wordpress.com/2009/12/01/predestinacao-ou-livre-arbitrio > acessado em 22/11/2015
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muito bom.
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