Lição 01 - Ele é o Santo Espírito



"No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas". Gênesis 1.1,2

Salmo 139.1-14

Resultado de imagem para quem é o espirito santo

QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

O Espírito Santo é uma pessoa real que veio habitar nos verdadeiros seguidores de Jesus Cristo depois que Jesus ressuscitou dos mortos e ascendeu ao céu (Atos 2). Jesus disse aos Seus apóstolos:
“E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.” (João 14:16-18) O Espírito Santo não é uma sombra vaga e etérea, nem uma força impessoal. Ele é uma pessoa igual em todos os sentidos ao Deus Pai e ao Deus Filho. Ele é considerado a terceira pessoa da Trindade. Jesus disse aos seus apóstolos:
“Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” (Mateus 28:18-20) Deus é Pai, Filho e Espírito Santo. E todos os atributos divinos atribuídos ao Pai e ao Filho são igualmente atribuídos ao Espírito Santo. Quando uma pessoa nasce de novo, crendo e recebendo a Jesus Cristo (João 1:12, 13; 3:3-21), Deus habita nessa pessoa por meio do Espírito Santo (1Coríntios 3:16). O Espírito Santo tem intelecto (1Coríntios 2:11), emoção (Romanos 15:30) e vontade (1Coríntios 12:11). Um dos papéis principais do Espírito Santo é que Ele testemunha sobre Jesus Cristo (João 15:26, 16:14). Ele fala ao coração das pessoas sobre a verdade de Jesus Cristo. O Espírito Santo também age como um mestre dos cristãos. Ele revela aos cristãos a vontade e a verdade de Deus. Jesus disse aos seus discípulos:
“Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.” (João 14:26)
“Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.” (João 16:13)
O Espírito Santo foi dado para viver dentro daqueles que crêem em Jesus, para fazer com que o caráter de Deus seja produzido na vida do cristão. Já que não podemos fazer o que é certo por nós mesmos, o Espírito Santo produzirá em nossas vidas amor, alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Galátas 5:22, 23). Ao invés de tentarmos ser amáveis, pacientes, bondosos, Deus nos chama a depender dEle para produzir essas qualidades em nossa vida. Assim, os cristãos são chamados a andar no Espírito (Galátas 5:25) e ser cheios do Espírito (Efésios 5:18). E o Espírito Santo capacita os cristãos a realizarem os deveres ministeriais que promovem crescimento espiritual entre os cristãos (Romanos 12; 1 Coríntios 12, Efésios 4). O Espírito Santo também realiza uma função para os não cristãos. Ele convence o coração das pessoas sobre a verdade de Deus, mostrando quão pecadores nós somos – necessitados do perdão de Deus; e quão justo Jesus é – Ele morreu em nosso lugar, por nossos pecados; e sobre o julgamento final de Deus, que julgará o mundo e aqueles que não O conheceram (João 16:8-11). O Espírito Santo atua em nossos corações e mentes, nos chamando para nos arrependermos e nos voltarmos a Deus, para recebermos perdão e uma nova vida.

O QUE O ESPÍRITO SANTO FAZ POR NÓS?

O que o Espírito Santo faz por nós? Qualquer coisa de valor eterno nesta vida e na eternidade vem através do trabalho do Espírito Santo em nossas vidas. Se queremos seguir a Jesus e ver que precisamos de ajuda para fazê-lo, Deus nos dá o Seu Espírito Santo. Precisamos simplesmente pedir, e ser obedientes. (Lucas 11: 9-13; Atos 5:32) Quando nos tornamos discípulos e recebemos o Espírito Santo, Ele inicia uma obra em nós, para nos transformar na imagem de Cristo. (Romanos 8:29) Os discípulos fixam suas mentes nas coisas do Espírito e serão levados à vida e paz.
O Espírito Santo dá poder
“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra.” Atos 1:8.
Para que serve esse poder do Espírito Santo? Paulo testificou que era sua “sincera expectativa e esperança” que, por vida ou morte, Jesus seria magnificado em seu corpo. (Filipenses 1:20) Que maior tarefa tem o Espírito Santo do que capacitar Seus discípulos para serem transformados à semelhança de Jesus, e que Sua vida se manifestaria ao levarmos em nossos corpos a morte do Senhor Jesus? (2 Coríntios 4: 10-11) Prestamos testemunho de Jesus Cristo dessa maneira. Nós absolutamente não podemos fazer isso em nossa própria força, somente através do poder que o Espírito Santo nos dá.
Jesus abriu um novo e vivo caminho através de Sua carne, através do Espírito Eterno, e ofereceu-se a si mesmo sem mancha para Deus, para que também nós pudéssemos servir ao Deus vivo naquelas obras que Deus planejou para nós. (Hebreus 9:14; Hebreus 10:20) O Espírito Santo nos conduzirá e capacitará em um desenvolvimento para aprender a obediência à Palavra de Deus em nossos sofrimentos e ser levado à perfeição, assim como Jesus foi. (Hebreus 5: 7-9)
Jesus disse que Seu Pai é glorificado quando Seus discípulos dão muito fruto. Aqueles que dão frutos receberão um treinamento adicional para que eles tenham mais frutos. (João 15: 2,8) Este é o processo de santificação pelo Espírito Santo, o que nos leva a participar da glória de Jesus (suas virtudes). (2 Tessalonicenses 2:14) O poder do Espírito Santo fortalece a nossa vontade de suportar neste processo, de modo que não desanimemos, mas podemos permanecer firmes até o fim!
O Espírito Santo é o Ajudador
Jesus chamou o Espírito Santo, o Ajudador. (João 15:26) O Ajudador nos guiará a toda a verdade, nos convencendo do pecado, da justiça e do juízo. (João 16: 8-15) Vamos nos ver, o que habita em nossa carne, através do Espírito à luz da Palavra de Deus.
O Espírito Santo nos dá poder para a vitória sobre o pecado consciente. Está escrito, se nós andamos em espírito, não cumpriremos a concupiscência da carne. (Gálatas 5:16) Se vivermos no Espírito e andarmos no Espírito, não nos tornaremos orgulhosos, provocando e invejando uns aos outros. (Gálatas 5: 25-26) Pense no companheirismo que brota dessa obra do Espírito, à medida que os frutos do Espírito crescem em nós cada vez mais!

O Espírito Santo é nosso intercessor

Outra tarefa do Espírito Santo é a de um intercessor. (Romanos 8:26) Ele tomará o que é de Jesus e o declarará para nós. (João 16: 13-15) Não sabemos orar como devemos, mas o Espírito faz. Ele nos leva a muitas situações diversas em nossa vida diária que farão com que nossa carne reaja. Essas situações trazem à luz o pecado em nossa carne. Reagimos de maneiras diferentes, seja por palavra ou ação. Quando pensamos no que dissemos ou fizemos, percebemos que o pecado estava presente. Não foram as virtudes que surgiram, mas a nossa natureza humana. Conseguimos ver que fizemos o que odiamos, assim como Paulo viu em Romanos 7: 18-25. Essas reações involuntárias da carne que recebemos são chamadas de “ações do corpo” e podem tomar a forma de pensamentos, palavras e até mesmo ações. Não há condenação para estes, porque nós não concordamos conscientemente em pecar. No entanto, através do Espírito, nós ainda podemos superar esses atos do corpo depois que eles saíram de nossos corpos amando e reconhecendo a verdade sobre o que aconteceu, e conscientemente escolhendo discordar deles e odiá-los.. “Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.” (Romanos 8:13)  Quando o Espírito é meu guia e força, continuo a andar na luz e posso vencer no futuro antes que isso aconteça novamente.

O Espírito Santo dá dons

Jesus deu diversidade de dons aos seus discípulos através do Espírito Santo; dons de cura, profecia, línguas e interpretação, a Palavra do conhecimento, a Palavra da sabedoria, a operação de milagres, o discernimento de espíritos, etc. O Espírito Santo trabalha esses dons em nós para o benefício de todos. (1 Coríntios 12: 4-11) Eles são usados por Seus discípulos para construir e edificar o corpo terreno de Cristo. “… Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,.” Efésios 4:12-13.
Paulo exortou a desejar os melhores dons, mas falou de uma maneira mais excelente. Ele passou a descrever as qualidades do amor, e dizer que sem elas, não somos nada. “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha.” 1 Coríntios 13:4-8. Vamos nos medir com essas qualidades divinas, e deixar o Espírito Santo trabalhar conosco, para que possamos chegar a elas em verdade.
“… sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;

Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.” Efésios 3:16-19.

Um chamado incrível, uma glória incrível, através do trabalho do Espírito Santo. Vamos nos humilhar profundamente sob a mão poderosa de Deus, através da liderança de Seu Espírito, de modo que a graça venha sobre nós, para que realmente cheguemos a essa plenitude. Assim, façamos como Paulo exortou Timóteo, medite sobre estas coisas, entregue-se inteiramente a elas, para que nosso progresso seja evidente para todos. (1 Timóteo 4:15).

O Espírito Santo – um motor forte

„Antes de um cristão ter recebido o Espírito Santo, podemos compará-lo a um carro que não tem motor.“ Leia o que Svein Gilbu escreve em seu comentário sobre a festa de pentecostes e a força impulsionadora do espírito santo.

Nos dias de hoje, a festa de pentecostes é festejada por milhões de cristãos em toda a terra. Porque festejamos pentecostes? Nós lembramos do dia em que o espírito santo veio á terra.
Depois da páscoa, os discípulos estavam reunidos em uma grande casa em Jerusalém. De repente, ouviram ruídos desde o céu. Parecia que ventos fortes enchiam a casa. Os discípulos foram enchidos do Espírito Santo, recebendo uma força interior muito forte. Um exemplo é Pedro que, durante a páscoa negou a Jesus, agora parado em Jerusalém falava abertamente de Jesus. Isso foi tão convincente, que mais de 3000 pessoas se converteram naquele dia.
Pedro se tornou um novo homem naquele dia. De repente ele ficou franco. O Espírito Santo se tornou um motor forte em seu interior. „ Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus“ (Romanos 8, 14). Em um carro um motor impulsiona o carro para a frente – não somente no plano, como também nas subidas íngremes. Assim também é com o Espírito Santo: ele é como um motor forte. Antes de um cristão receber o Espírito Santo, podemos compará-lo a um carro que não tem motor. Então é difícil ser franco perante as pessoas e confessar o nome de Jesus. Então não se tem força impulsionadora na vida cristã. Outros precisam empurrar-nos.
Se você quer receber um motor forte em teu interior, você precisa seguir as orientações de Pedro. Ele disse que, o espírito santo é dado a todos aqueles que obedecem a Deus. (Atos. 5, 32). Faça a tentativa, se queres ter uma vida cristã franca, e queres receber vitória sobre o pecado. Obedeça as palavras de Deus que você conhece. Então você será cheio do Espírito Santo. E quando encontrares subidas íngremes na tua vida, então o forte motor levará o carro para cima e sobre o cume do monte. Sempre irá adiante e você se tornará imparável.
FONTES DE PESQUISA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?