Lição 09 - Lucas Retrata o Filho do Homem Escatológico


"E, então há de vir o Filho do Homem numa nuvem, com poder e grande glória"  Lucas 21.27

Texto Bíblico Básico: Lucas 17.22-30


Resultado de imagem para a volta do filho do homem

QUAIS OS TEMAS PRINCIPAIS DESSA EPÍSTOLA?

O livro de Lucas possui passagens que não existe em nenhum outro evangelho, o que muitos teólogos supõe que Lucas teve acesso a uma fonte única.

E o livro começa com um material único, que se trata do relato do anúncio a Zacarias e Maria sobre o nascimento do precursor de Jesus (João Batista) e o nascimento do Filho de Deus em forma de homem.

Adicione-se a isso a história do nascimento de João Batista, infância de Jesus, incidente no templo quando Jesus tinha doze anos de idade, o julgamento de Jesus perante Herodes, algumas palavras proferidas por Jesus na cruz, arrependimento de um dos ladrões crucificados, a viagem ate Emaus e a ascensão de Jesus.

Para demonstrar sobre a mensagem universal da salvação, para ressaltar o interesse e amor de Deus por todas as pessoas, Lucas escreve sobre as mulheres, crianças, pobres, e pessoas de má fama.

Vejamos:

Onde Lucas escreve sobre as mulheres e quem são elas:

Lucas escreve sobre Maria mãe de Jesus, Isabel, Ana
Marta e Irma MariaLucas 10:38-42
Maria Madalena, Joana, SusanaLucas 8:2-3
Viúva de naimLucas 7:11-12
Pecadora que ungiu os pés de JesusLucas 7:37
Pequena velha encurvadaLucas 13:11
A viúva que deu a Deus tudo quanto tinhaLucas 21:1-4
Filhas de Jerusalém que lamentavam Jesus enquanto ele subia a cruzLucas 23:27
Mulher da parábola da moeda perdidaLucas 15:8
Mulher da parábola do juiz iníquoLucas 18:1

Onde Lucas escreveu sobre as crianças

Lucas escreveu sobre filhos únicos de algumas pessoas da bíbliaLucas 7:12; Lucas 8:41; Lucas 9:38
Lucas escreveu sobre o nascimento de Jesus, João Batista demonstrando o plano de Deus em eventos relacionados a crianças.Lucas 1 e 2
Lucas escreveu sobre a infância de JesusLucas 2:39-52

Onde Lucas escreveu sobre os pobres:

Lucas escreve que Jesus veio pregar para o pobresLucas 4:18; Lucas 7:22
Os pastores que foram visitar a Jesus eram pobresLucas 2:7
A família de Jesus ao que parece era pobre já que no dia de sua apresentação ofereceram como sacrifício pombasLucas 2:24 x Levitico 12:8
Lucas sempre escreve com interesse nas pessoas menos favorecidasLucas 1:53; Lucas 6:30; Lucas 14:11-13; Lucas 16:19
Lucas escreve algumas advertências para os ricosLucas 6:24; Lucas 1:53; Lucas 12:16; Lucas 16:19-31; Lucas 18:18-27; Lucas 19:1-10; Lucas 21:1-4

Onde Lucas escreve sobre as pessoas de má fama que de alguma maneira tiveram contato com Jesus:

Lucas relata que por muitas vezes Jesus esteve entre pecadores, publicanos (Lucas 15:1; Lucas 19:7; Lucas 5:30; Lucas 37-50; Lucas 7:41-42; Lucas 12:13-21; Lucas 16:1-12; Lucas 19:31; Lucas 18:1-8 e 9-14)

O QUE SIGNIFICA DIZER QUE JESUS É O FILHO DO HOMEM?
O Novo Testamento se refere a Jesus como o “Filho do Homem” 88 vezes. O que isso significa? A Bíblia não diz que Jesus era o Filho de Deus? Então como Jesus também poderia ser o Filho do Homem? O primeiro significado para o termo "Filho do Homem" é usado em referência à profecia de Daniel 7:13-14: "Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele. Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído." O termo "Filho do Homem" era um título Messiânico. Jesus é o único a quem foi dado domínio, glória e o reino. Quando Jesus usou esse termo em referência a Si mesmo, Ele estava atribuindo a profecia do “Filho do Homem” a Si mesmo. Os judeus daquela época com certeza estariam bem familiarizados com o termo e a quem se referia. Ele estava proclamando ser o Messias.

O segundo significado para o termo "Filho do Homem" é que Jesus realmente era um ser humano. Deus chamou o profeta Ezequiel de "filho do homem" 93 vezes. Deus estava simplesmente chamando Ezequiel de um ser humano. Um filho do homem é um homem. Jesus era 100% Deus (João 1:1), mas Ele também era um ser humano (João 1:14). 1 João 4:2 nos diz: "Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus." Sim, Jesus era o Filho de Deus – Ele era Deus em Sua essência. Sim, Jesus também era o Filho do Homem – Ele era um ser humano em Sua essência. Em resumo, a frase "Filho do Homem" indica que Jesus é o Messias e que Ele realmente é um ser humano.


A VOLTA DO FILHO DO HOMEM 
Jesus prometeu aos Seus discípulos que Ele regressaria de novo. A Bíblia diz em João 14:1-3 “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”
Os anjos prometeram que Jesus viria de novo. A Bíblia diz em Atos 1:10-11 “Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.”
Como regressará Jesus? A Bíblia diz em Lucas 21:27 “Então verão vir o Filho do homem em uma nuvem, com poder e grande glória.”
Quantos o verão quando Ele vier? A Bíblia diz em Apocalipse 1:7 “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.”
Que veremos e ouviremos quando Ele voltar? A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 4:16-17 “Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.”
Quão visível vai ser a Sua Vinda? A Bíblia diz em Mateus 24:27 “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem.”
Como nos preveniu Jesus para que não sejamos enganados sobre a Sua Segunda Vinda? A Bíblia diz em Mateus 24:23-26 “Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! não acrediteis; porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que de antemão vo-lo tenho dito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto; não saiais; ou: Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis.”
Alguém sabe a hora exata da Sua vinda? A Bíblia diz em Mateus 24:36 “Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai.”
Sabendo quão humano é adiar tudo, que nos diz Cristo que devemos fazer? A Bíblia diz em Mateus 24:42 “Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.”
Como nos preveniu Jesus para que não sejamos surpreendidos por este acontecimento? A Bíblia diz em Lucas 21:34-36 “Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço. Porque há de vir sobre todos os que habitam na face da terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem.”
Porquê que Jesus está demorando tanto? A Bíblia diz em 2 Pedro 3:8-9 “Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.”
Enquanto esperamos por Jesus, como devemos viver a nossa vida? A Bíblia diz em Tito 2:11-14 “Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras.”
Como estará o mundo quando Jesus regressar? A Bíblia diz em Mateus 24:37-39 “Pois como foi dito nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim será também a vinda do Filho do homem.”
Será a Vinda de Cristo uma altura para recompensas? A Bíblia diz em Mateus 16:27 “Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.” A Bíblia diz em Apocalipse 22:12 “Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda.”
Porquê Jesus regressará? A Bíblia diz em Hebreus 9:28 “Assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.”
Na Segunda Vinda de Cristo, finalmente teremos a completa realidade da nossa salvação. A Bíblia diz em 1 Coríntios 1:7-8 “De maneira que nenhum dom vos falta, enquanto aguardais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual também vos confirmará até o fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.”

FONTES DE PESQUISA
http://emiliana.life/2016/08/estudo-biblico-sobre-o-livro-de-lucas/
https://www.gotquestions.org/Portugues/Jesus-filho-homem.html
http://ofimdomundo.com.br/como-sera-a-vinda-de-jesus/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?