Lição 10 - João, o Evangelho do Filho de Deus


"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"

João 3.16

Texto Bíblico Básico: João 1.1-5,11-14


Resultado de imagem para O EVANGELHO DE JOÃO

Autor: João 21:20-24 descreve o autor como sendo "o discípulo que Jesus amava" e por razões tanto históricas quanto internas, acredita-se que esse seja o apóstolo João, um dos filhos de Zebedeu (Lucas 5:10).No final deste Evangelho nos é dito que ele foi escrito pelo “discípulo que Jesus amava” (Jo 21:20, 24), mas, infelizmente, o livro em nenhum lugar diz-nos quem esta discípulo era. A evidência mostra que a identificação mais provável é com o discípulo amado, o apóstolo João. Ele ocupa o lugar que seria de esperar a partir do que sabemos dos outros Evangelhos. O Evangelho parece ter sido escrito por alguém que sabia muito sobre os judeus da Palestina do tempo de Jesus também. Ele está familiarizado com as expectativas messiânicas judaicas (por exemplo, Jo 1:20, 21; 4:25; 7:40-42; 12:34). Ele sabe da hostilidade entre judeus e samaritanos (4:9) e o desprezo que os fariseus tinham para com “os povos da terra” (7:49). Ele sabe da importância atribuída às escolas religiosas (7:15). Ele conhece a forma que o sábado é observado e está ciente que a obrigação de circuncidar no oitavo dia substitui um dos os regulamentos sábado (7:22, 23). Durante todo o Evangelho, ele move-se com segurança na vasta gama de ideias e costumes judaicos.

É o mesmo com a topografia. O escritor menciona muitos lugares, e seus nomes de lugares parecem ser usados ​​corretamente. Ele se refere a Caná, um vilarejo não mencionado em qualquer literatura anteriormente conhecida por nós, o que significa que a referência quase certamente veio de alguém que realmente conhecia o lugar. Ele localiza Betânia com alguma precisão como cerca de 15 estádios de Jerusalém (ou seja, cerca de 2 milhas, 11:18). Ele tem várias referências a lugares em ou perto de Jerusalém, como Betesda (5:2), Siloé (9:7), e do Cedron (18:1). Claro, isso não exclui alguns contemporâneos de João, mas torna-se difícil pensar no autor como sendo uma escrita individual muito mais tarde em um lugar distante da Palestina. Como B. F. Westcott argumentou no final do século 19, a evidência temos indica que o escritor era um judeu da Palestina do tempo de Jesus.

Para muitos estudantes de teologia, parece que o Evangelho traz a marca de uma testemunha ocular. Por exemplo, Jesus estava ensinando “no lugar do tesouro” (8:20). O incidente poderia facilmente ter sido dito sem esta menção. Parece uma reminiscência de alguém que vê a cena no olho e na mente de alguém presente. O fato de que a casa estava cheia de fragrância quando a mulher quebrou o frasco de perfume (12:3) não afeta o relato em si, mas é o tipo de detalhe que aquele que estava lá se lembraria. O autor observa que os pães utilizados na alimentação da multidão eram de cevada (6:9), que a túnica de Jesus era sem costura, tecida em uma única peça, de alto a baixo (19:23). Ele nos diz que os ramos com que Jesus foi saudado eram ramos de palmeiras (12:13), e que era noite quando Judas saiu (13:30). Esses detalhes são encontrados em todo o Evangelho, e parece injustificada a ideia de tratá-los como sendo nada mais que uma tentativa de criar verossimilhança. Eles parecem muito mais como indicações de que o autor estava escrevendo sobre os eventos em que ele próprio tinha participado. A igreja primitiva parece ter aceitado a autoria joanina, sem dúvida. Irineu, Clemente de Alexandria, e Tertuliano todos veem o apóstolo como o autor. O primeiro a citar este Evangelho por nome foi Teófilo de Antioquia, cerca de 180 d.C.


Quando foi escrito: A descoberta de certos fragmentos de papiros em cerca de 135 AD requer que o livro tenha sido escrito, copiado e distribuído antes disso. Enquanto alguns acreditem que tenha sido escrito antes da destruição de Jerusalém (70 AD), 85-90 AD é uma data mais aceita para a sua escrita.

Propósito: João 20:31 cita o propósito como sendo o seguinte: "Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome." Ao contrário dos três Evangelhos sinóticos, o propósito de João não é apresentar uma narrativa cronológica da vida de Cristo, mas mostrar a sua divindade. João queria não só fortalecer a fé dos crentes de segunda geração e levar outros à fé, mas também corrigir uma falsa doutrina que estava se espalhando. João enfatizou Jesus Cristo como sendo "o Filho de Deus", totalmente Deus e totalmente homem, ao contrário da falsa doutrina do "espírito-Cristo", a qual afirmava que esse espírito tinha vindo sobre o homem Jesus em Seu batismo e deixado-o na crucificação.

Versículos-chave: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai" (João 1:1,14).

"No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" (João 1:29).

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).

"Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado" (João 6:29).

"O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10:10).

"Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão" (João 10:28).

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?" (João 11:25-26).

"Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros" (João 13:35).

"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6).

"Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?" (João 14:9).

"Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (João 17:17).

"Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito" (João 19:30).

"Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram" (João 20:29).

Resumo: O Evangelho de João seleciona apenas sete milagres como sinais para demonstrar a divindade de Cristo e para ilustrar Seu ministério. Alguns destes sinais e narrações são encontrados apenas em João. O seu livro é o mais teológico dos quatro Evangelhos e muitas vezes ele registra a razão por trás dos eventos mencionados nos outros Evangelhos. Ele compartilha muito sobre o ministério vindouro do Espírito Santo após a ascensão de Jesus. Há certas palavras ou frases que João frequentemente usa e que mostram os temas repetitivos do seu Evangelho: acreditar, testemunha, Consolador, vida - morte, luz - escuridão, eu sou... (como em Jesus é o "Eu Sou") e o amor.

O Evangelho de João apresenta Cristo, não de Seu nascimento, mas do "princípio" como "o Verbo" (Logos), o qual, como Divindade, está envolvido em cada aspecto da criação (1:1-3) e mais tarde torna-se carne (1:14) a fim de tirar os nossos pecados como o Cordeiro de Deus imaculado (João 1:29). João seleciona conversas espirituais que mostram que Jesus é o Messias (4:26) e para explicar como alguém pode ser salvo através de Sua morte vicária na cruz (3:14-16). Ele repetidamente irrita os líderes judeus ao corrigi-los (2:13-16), curar no sábado e alegar para Si características que pertencem a Deus (5:18; 8:56-59; 9:6,16; 10:33). Jesus prepara Seus discípulos para Sua morte vindoura e para o seu ministério após a Sua ressurreição e ascensão (João 14-17). Em seguida, ele voluntariamente se entrega à morte na cruz em nosso lugar (10:15-18), pagando por completo a nossa dívida pelo pecado (19:30) para que quem confia nEle como seu Salvador do pecado seja salvo (João 3:14-16 ). Ele então ressuscita dos mortos, convencendo até mesmo o mais cético de Seus discípulos de que Ele é Deus e Senhor (20:24-29).

Conexões: O retrato que João expõe de Jesus como o Deus do Antigo Testamento é visto mais enfaticamente nas sete "Eu Sou" declarações de Jesus. Ele é o "pão da vida" (João 6:35), providenciado por Deus para alimentar a alma de seu povo, assim como Ele providenciou maná do céu para alimentar os israelitas no deserto (Êxodo 16:11-36). Jesus é a "Luz do mundo" (João 8:12), a mesma luz que Deus prometeu ao Seu povo no Antigo Testamento (Isaías 30:26, 60:19-22) e que encontrará o seu auge na Nova Jerusalém quando o Cristo, o Cordeiro, será a sua luz (Apocalipse 21:23). Duas das "Eu Sou" declarações se referem a Jesus como o "Bom Pastor" e "Porta das Ovelhas". Elas são referências claras a Jesus como o Deus do Antigo Testamento, o Pastor de Israel (Salmo 23:1, 80:1; Jeremias 31:10, Ezequiel 34:23) e, como a única porta ao curral das ovelhas, o único caminho da salvação.

Os judeus acreditavam na ressurreição e, de fato, utilizaram essa doutrina para tentar levar Jesus a fazer declarações que poderiam ser usadas contra Ele. Entretanto, a sua declaração junto ao túmulo de Lázaro, "Eu sou a ressurreição e a vida" (João 11:25), deve ter lhes deixado muito surpreendidos. Ele estava afirmando ser a causa da ressurreição e o possuidor do poder sobre a vida e a morte. Nenhum outro senão o próprio Deus poderia alegar uma coisa dessas. Da mesma forma, a pretensão de Jesus de ser o "caminho, a verdade e a vida" (João 14:6) inequivocamente o ligava ao Antigo Testamento. Seu é o "Caminho Santo" profetizado em Isaías 35:8; Ele estabeleceu a Cidade Fiel de Zacarias 8:3 quando de Jerusalém pregou as verdades do Evangelho. Como “a Vida”, Jesus afirma a Sua divindade, o Criador da vida, Deus encarnado (João 1:1-3). Finalmente, como a "videira verdadeira" (João 15:1, 5), Jesus identifica-se com a nação de Israel, a qual é chamada de vinha do Senhor em muitas passagens do Antigo Testamento. Como a Videira verdadeira da vinha de Israel, Ele se apresenta como o Senhor da "verdadeira Israel" -- todos aqueles que viriam a Ele em fé.(Romanos 9:6).



FINALIDADE E ENSINO TEOLÓGICO

Aplicação Prática: O evangelho de João continua a cumprir o seu objetivo de conter informações muito úteis para a evangelização (João 3:16 é provavelmente o versículo mais conhecido, mesmo se não devidamente compreendido por muitos) e é frequentemente utilizado em estudos bíblicos evangelísticos. Nos registrados encontros entre Jesus e Nicodemos e a mulher no poço (capítulos 3-4), podemos aprender muito do modelo de Jesus para o evangelismo pessoal. Suas palavras de consolo aos Seus discípulos antes de Sua morte (14:1-6,16, 16:33) ainda são de grande conforto nas vezes em que a morte clama nossos entes queridos em Cristo, e o mesmo pode ser dito de Sua "oração sacerdotal" pelos crentes no capítulo 17. Os ensinamentos de João sobre a divindade de Cristo (1:1-3,14; 5:22-23; 8:58; 14:8-9; 20:28, etc) são muito úteis na luta contra os falsos ensinos de algumas seitas que enxergam Jesus como sendo menos do que totalmente Deus.


CONTEÚDO

João começa com um prólogo (1:1-18), que é diferente de tudo em qualquer um dos outros Evangelhos. Nela, ele se refere a Jesus como “a Palavra”, um termo que tem pontos de contato com o pensamento grego e hebraico. Como João usa-o, transmite a ideia de que Jesus é a expressão da mente do Pai. João fala da Palavra de Deus (1:1), o vê como ativo na criação (1: 3-5), prossegue o testemunho a ele por João Batista (1:6-8), fala da vinda da Palavra no mundo (1:9-14), e termina com uma seção sobre a grandeza da Palavra (1: 15-18). Neste prólogo, ele apresenta brevemente alguns dos grandes temas que serão desenvolvidos em todo o Evangelho. É uma majestoso introdução ao todo.

Em seguida, temos o início de ministério público de Jesus (1: 19-51). A obra de Jesus foi precedida pela de João Batista, e o Evangelista nos diz pela primeira vez sobre o tipo de testemunha que deu a Jesus. “Testemunho” é um dos seus conceitos importantes, e testemunho é tudo o que João Batista faz nesse Evangelho. A partir desse testemunho, passamos para a forma como os primeiros discípulos foram ter com Jesus. Aprendemos alguma coisa de como André e Pedro vieram a conhecer o Senhor. Lemos também de Filipe e Natanael, de quem aprendemos muito pouco ou nada nos outros evangelhos.
Os sinais e discursos. O ministério público de Jesus é descrito de uma forma muito distinta nesse Evangelho. João tem uma longa seção (2:1-12:50) em que ele fala de uma série de milagres que Jesus fez, misturando em seu relato uma série de discursos. Às vezes, estes são endereços indicados a grupos de pessoas, e às vezes são conversas com pessoas. Alguns estudiosos chamam este trecho do Evangelho de Livro de Sinais, enfatizando, assim, o lugar de destaque dado a sete milagres. Para João, eles não são simplesmente para ponderação, mas são significativos; no sentido literal do termo, são significativos.
A primeira delas é a transformação da água em vinho em um casamento em Caná da Galileia (2:1-11). A água em questão está relacionada com os ritos judaicos de purificação (2:6), e a história deve certamente nos ensinar que Jesus transforma a vida. Ele muda a água da lei para o vinho do Evangelho. Como resultado deste “sinal” seus discípulos “creram nele” (2:11). João continua a dizer como Jesus subiu a Jerusalém e expulsou os vendilhões do templo. Eles estavam vendendo animais para o sacrifício em trocar de dinheiro. Mas o seu negócio estava sendo feito no pátio dos gentios, o único lugar do templo onde um gentio poderia vir para meditar e orar.
O primeiro discurso é sobre o novo nascimento (3:1-21). Jesus falou com Nicodemos, um fariseu líder, sobre a necessidade de renovação radical caso se queira entrar no Reino. Jesus está falando de atividade regeneradora de Deus, não uma reforma humana. Isto leva a uma disputa entre alguns dos discípulos de João e um judeu sobre o tema da purificação e abre o caminho para ainda mais ensinos sobre Jesus.
O segundo discurso é realmente uma longa conversa que Jesus teve com uma mulher de Samaria, a quem ele conheceu através de um poço (4:1-42). Acontece em “água da vida”, um termo que não é totalmente explicado neste capítulo, mas que mais tarde encontra pontos com a obra do Espírito Santo (7:39). Isso leva à história do segundo sinal, a cura do filho do nobre (4: 46-54), notável pelo fato de que Jesus curou à distância.
O terceiro sinal é a cura do homem coxo à beira da piscina de Betesda (5:1-18). Este homem passou anos esperando pela cura no movimento da água. Jesus disse-lhe para se levantar e caminhar, e ele fez. Porque foi feito no sábado, os fariseus se opuseram, e isso leva ao terceiro discurso de Jesus, do divino Filho (5:19-47). Aqui a proximidade da relação de Jesus com o Pai está ressaltado, e seu lugar no julgamento é trazido para fora. Há ênfase também na variedade de testemunho de Jesus, que mostra como algo razoável aceitá-lo como próprio Filho de Deus.
Quarto sinal de João é um milagre (além da ressurreição) encontrado em todos os quatro Evangelhos, a alimentação dos cinco mil (6:1-15). Ele é seguido por uma caminhada de Jesus sobre a água (6:16-21), o que parece ser concebido como o quinto sinal (embora alguns estudiosos não achem que, caso estejam certos, existam apenas seis sinais). Em seguida, vem o quarta discurso, o grande sermão sobre o pão da vida (6:22-59). Jesus é este pão, e ele dá aos homens e às mulheres. Há referências a comer sua carne e beber seu sangue (6:50-58), o que apontam para a sua morte. Alguns viram nelas uma referência à comunhão, mas é difícil ver por que Jesus se referiu desta forma a um sacramento como ainda inexistente. Além disso, o mesmo efeito é atribuído no mesmo discurso (por exemplo, vv 35, 47). Parece melhor entender Jesus no sentido de que as pessoas devem acreditar nele como aquele que iria morrer por eles.
Há uma seção detalhando a afirmação da lealdade de Pedro diante de alguns que se afastaram do Mestre (6:67-71). Então chegamos ao quinto discurso, no Espírito que Dá Vida (7: 1-52). João tem um ponto explicativo importante quando ele nos diz que naquele tempo o Espírito não tinha sido dado porque Jesus ainda não tinha sido glorificado (7:39). A plenitude do Espírito depende da conclusão da obra de Cristo na sua morte e ressurreição.
O sexto discurso fala sobre a luz do mundo (8: 12-59). Este aspecto da pessoa e ministério de Jesus é trazido dramaticamente no sexto sinal, a Cura do Cego de Nascença (9:1-41). É uma narrativa animada, como o homem curado realiza uma enérgica defesa contra os fariseus que queriam depreciar Jesus.
Uma das mais belas de todas as ilustrações das relações de Jesus a seu povo é aquela contida no sétimo discurso, onde ele fala de si mesmo como o bom pastor (10:1-41). É uma verdade óbvia de que as ovelhas depende totalmente do seu pastor, mas Jesus diz outra coisa. Considerando pastores terrenos que vivem para atender às necessidades de suas ovelhas, Jesus dá a sua vida por conta própria. Falando de si mesmo como o bom pastor das ovelhas, Jesus disse que ele vai “adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz” (Jo 10:4).
O sinal final é a Ressurreição de Lázaro (11:1-44), um homem que estava morto há quatro dias. A história mostra o poder de Jesus sobre a morte e sua prontidão para conferir o dom da vida. Jesus fala de si mesmo como “a ressurreição e a vida” (11:25); a morte não pode derrotá-lo. Ele traz vida aos mortos, aos mortos espiritualmente bem como fisicamente, como no caso do morto Lázaro. João passa a notar a reação a este milagre: alguns acreditavam, mas alguns se opuseram a Jesus (11: 45-57). Ele inclui um provérbio notável de Caifás, o sumo sacerdote, que um homem que morre pelo povo (11:50-52). Caifás estava falando como um político cínico (melhor um morto, embora inocente, do que ter problemas com a nação). Mas João vê nas palavras o significado mais profundo sobre a morte de Jesus que traria a salvação para muitos.
João arredonda seu registro do ministério com o relato da unção de Jesus por uma mulher em Betânia, a entrada triunfal em Jerusalém, a vinda de alguns gregos a Jesus, e seu resumo final (cap 12). Ele cita a profecia para mostrar por que alguns não tinha acreditado em Jesus. É evidente que ele discerne o trabalho como fazendo parte do propósito de Deus em tudo que Jesus faz.
A Última Ceia. O relato que se passou no Cenáculo, na noite antes da crucificação, é o mais completo de todos os quatro Evangelhos. Curiosamente, João não diz nada sobre a instituição de comunhão, um fato que nunca foi explicado de forma satisfatória. Mas ele nos diz como Jesus lavou os pés dos discípulos (13:1-17), uma ação esplendidamente exemplificando o espírito de humilde serviço tão cedo a ser mostrado na cruz. Em seguida, vem a profecia da traição de Judas, uma ação que pôs em marcha os eventos que levariam à cruz (13:18-30).
No longo discurso que se segue, Jesus lidou com algumas perguntas feitas por seus seguidores e passou a ensinar-lhes algumas verdades importantes, por exemplo, que ele é o caminho, a verdade e a vida (14: 6). Ele desenvolve o pensamento de que ele é a videira verdadeira, os discípulos estando relacionados a ele como os ramos à videira. É importante que os ramos permaneçam na videira, se eles desejam ter a vida (15: 1-16). Em seguida, vêm algumas palavras sobre o sofrimento, o que seria de ajuda para eles em tempos de perseguição (15:17-25). Jesus continua a falar sobre o Espírito Santo (15:26-16:15). Esta é uma passagem muito importante, pois contém muito mais sobre o Espírito que encontramos em outra parte nas palavras de Jesus. Jesus chama o Espírito do “Paráclito”, um título que não é fácil de entender. É origenalmente um termo legal, e, pelo menos, podemos dizer que isso indica que o Espírito traz harmonia e ajuda. Jesus continua a falar de sua partida se aproximando dos discípulos e prepara-os para o tempo à frente (16:16-33). Esta parte do Evangelho conclui com a grande Oração Sacerdotal de Jesus. Ele reza para que os discípulos sejam um, e coloca-os aos cuidados do Pai celeste (cap 17).
Cruz e da Ressurreição. Quando os soldados vieram prender Jesus, adiantando-se para enfrentá-los, eles caíram no chão (18:1-11). No início de sua narrativa da paixão, João está afirmando que Jesus é soberano. Ele não está sendo derrotado pela marcha dos acontecimentos, mas está soberanamente fazendo a vontade do Pai. João é o único a dizer-nos que Jesus foi levado diante de Anás, o pai-de-lei, a Caifás, o sumo sacerdote reinante (18:12-14, 19-24). Ele também fala das três negações de Pedro de Jesus (18:15-27). Ele não gastar muito tempo sobre o julgamento judeu, mas é muito mais explícito do que os outros evangelistas em relato do julgamento romano. É evidente que ele tinha algum conhecimento especial do que se passou diante de Pilatos. Ele nos fornece uma magnífica imagem de Jesus com Pilatos falando sobre a realeza (18:33-40), o Filho de Deus discute com o representante de César o significado de soberania.
Em seu relato da crucificação, João dá vários toques de sua autoria, a saber, a forma como Jesus elogiou Maria aos cuidados do discípulo amado (19:26, 27), o fato de que o Jesus clamou quando morreu, dizendo: “Está consumado “(19:30), e a perfuração de seu lado com a lança de um soldado (19:31-37).
João prossegue para a narrativa do sepultamento (19:38-42) e do túmulo vazio (20:1-10). Ele fala das aparições do Senhor ressuscitado a Maria Madalena (20:11-18), e aos discípulos (20:19-23) e Tomé (20:24-29). O capítulo final fala de uma pesca milagrosa (21:1-14) e conclui com a declaração tríplice de Pedro de seu amor por Jesus e sua restauração.


FONTES DE PESQUISA

https://www.gotquestions.org/Portugues/Evangelho-de-Joao.html
https://bibliotecabiblica.blogspot.com/2009/07/estudo-do-evangelho-de-joao.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?