Galera de Cristo 05 - O Espírito Santo na Vida dos Apóstolos

"Vendo a coragem de Pedro e João, e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconhecerem que eles haviam estado com Jesus - Atos 4.13

Resultado de imagem para o Espírito Santo na vida dos apóstolos

A AUTORIDADE

Os apóstolos eram homens especialmente escolhidos para testemunhar a ressurreição de Jesus. Tinha qualificações: Lucas 24:48; Atos 1:8; 1 João 1:1-2 e credenciais: 2 Coríntios 12:12; 1 Coríntios 9:1; Atos 1:21, 22; 8:18. Eles tinham o poder de fazer cair o Espírito (e assim receber poder) pela imposição das suas mãos. Devido a seu papel importante dado por Jesus, O Espírito tinha uma função bem especial nas suas vidas e ministérios.


I. O Espírito foi prometido aos apóstolos como uma presença íntima
João 14:16-19 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, 17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. 18 Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros. 19 Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis.


João 20:22 E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. 
(“Soprou sobre eles” - Simbolizando a concessão do Espírito Santo, desde que a palavra para “sopro” e “espírito” é a mesma no grego e no hebraico. Alguns estudiosos modernos consideram a relação entre estes versículos e Atos 2 irreconciliáveis. Mas não existe indicação aqui de que os apóstolos tenham recebido o Espírito Santo nesta ocasião. Jesus estava-lhes assegurando simbolicamente, no domingo da ressurreição, o que lhes prometera que ocorreria, em Atos 2 . Nesse contexto, não há nenhuma indicação deles terem recebido o Espírito Santo. Em Atos 1:4-5 é que Jesus lhes ordena para eles esperarem a promessa da vinda do Espírito Santo. E de fato essa promessa é cumprida em Atos cap. 2. )



II. Os apóstolos viram como testemunhas oculares toda a vida ministerial de Jesus. Agora o Espírito, pela pregação e pelos milagres iria testemunhar com eles.
Marcos 16:19-20 De fato, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus. 20 E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam.

15:26-27 Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; 27 e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio.

Hebreus 2:3-4 como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; 4 dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade.

1 Tessalonicenses 1:5 porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós.



III. Quando foram presos por causa do nome de Jesus, O Espírito lhes deu a sua defensa.
Mateus 10:16-20 Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas. 17 E acautelai-vos dos homens; porque vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas; 18 por minha causa sereis levados à presença de governadores e de reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios. 19 E, quando vos entregarem, não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque, naquela hora, vos será concedido o que haveis de dizer, 20 visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós.



IV.Durante a vida de Jesus, os apóstolos não entenderam e não aprenderam muitas lições apresentadas. Agora o Espírito Santo iria ser o intérprete e o professor que lembraria e ensinaria o que Jesus tinha ensinado a eles.
João 14:25-26 Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; 26 mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.



V. O Espírito ensinaria coisas sobre as quais Jesus não teve oportunidade de falar por causa da incapacidade dos discípulos. Toda a verdade seria revelada aos Apóstolos, em ocasião posterior.
João 16:12-15 Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; 13 quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. 14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. 15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.



IV. A autoridade com que ensinavam era a mesma autoridade de Jesus porque Jesus lhes deu esta autoridade e os ensinos deles eram os ensinos do Espírito Santo de Deus
Mt 18: 18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus.

1 João 1:1-3 O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida 2 (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada), 3 o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.

1 João 4:1-6 Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. 2 Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 3 e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo. ... 6 Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus nos ouve; aquele que não é da parte de Deus não nos ouve. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.

1 Coríntios 12:3 Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo.

1 Coríntios 14:37-38 Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo. 38 E, se alguém o ignorar, será ignorado.

FONTE DE PESQUISA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?