Lição 08 - O Espírito Santo e o Cristão

"Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez estardes em temor, mas recebeste o espírito de adoção, de filhos, pelo qual clamamos: Aba Pai" - Romanos 8.15

I Coríntios 6.12-10

Resultado de imagem para oração


QUAL A FUNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NA VIDA DO CRENTE?


De todos os presentes que Deus tem dado à humanidade, não há um maior do que a presença do Espírito Santo. O Espírito tem muitas funções, papéis e atividades. Primeiro, Ele trabalha nos corações de todas as pessoas em todos lugares. Jesus disse aos seus discípulos que enviaria o Espírito ao mundo para convencer “o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16:7-11). Todas as pessoas têm uma consciência de que Deus existe, quer admitam ou não, pois o Espírito aplica as verdades de Deus às mentes dos homens para convencê-los com argumentos suficientes e justos de que são pecadores. Responder a essa convicção leva os homens à salvação.

Quando somos salvos e pertencemos a Deus, o Espírito passa a residir em nossos corações para sempre, selando-nos com a promessa que confirma, certifica e assegura nosso estado eterno como Seus filhos. Jesus disse que enviaria o Espírito para ser nosso Consolador, Conselheiro e Guia. “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco” (João 14:16). A palavra grega traduzida como “consolador” significa um que é chamado para o lado de alguém, e dá a ideia de alguém que encoraja e exorta. A palavra para “esteja” tem a ver com sua residência permanente nos corações dos crentes (Romanos 8:9; 1 Coríntios 6:19, 20; 12:13). Jesus enviou o Espírito como uma “compensação” por Sua ausência, para executar as funções que Ele mesmo teria executado se tivesse permanecido pessoalmente conosco.

Uma dessas funções é revelar a verdade. A presença do Espírito dentro de nós nos capacita a entender e interpretar a Sua Palavra. Jesus disse aos seus discípulos: “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade” (João 16:13). Ele revela a nossas mentes o conselho completo de Deus em relação ao louvor, doutrina e vida cristã. Ele é o verdadeiro guia, indo na nossa frente, mostrando o caminho, removendo os obstáculos, abrindo as portas para o entendimento e fazendo todas as coisas claras e evidentes. Ele nos mostra o caminho que devemos seguir em todas as coisas espirituais. Sem um guia assim, seríamos propensos a cair em erro. Uma parte crucial da verdade que Ele revela é que Jesus é quem disse ser (João 15:26; 1 Coríntios 12:3). O Espírito nos convence da divindade e procedência de Cristo, assim como de Sua encarnação, de Sua identidade como o Messias, de Seus sofrimentos e morte, de Sua ressurreição e ascensão, de Sua exaltação à mão direita de Deus e de Sua função como o Juiz de tudo. Ele dá glória a Cristo em tudo (João 16:14).

Uma outra parte de sua função é distribuir dons. 1 Coríntios 12 descreve os dons espirituais outorgados aos crentes para que possamos funcionar como o corpo de Cristo na terra. Todos esses dons, grandes e pequenos, são dados pelo Espírito para que possamos ser Seus embaixadores ao mundo, mostrando Sua graça e glorificando a Ele.

O Espírito também funciona como o produtor de fruto em nossas vidas. Quando Ele habita em nós, Ele começa o processo de colher fruto em nossas vidas - amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gálatas 5:22-23). Esses não são frutos da carne, que é incapaz de produzir tal fruto, mas são os produtos da presença do Espírito em nossas vidas.

O conhecimento de que o Espírito Santo de Deus passou a residir em nossas vidas, que Ele executa todas essas funções tão milagrosas, que Ele habita conosco para sempre e nunca vai nos abandonar ou deixar – tudo isso é motivo de grande alegria e conforto. Graças a Deus por esse Presente tão precioso – o Espírito Santo e Seu trabalho em nossas vidas!


  Jesus afirma que rogaria ao Pai. Entendemos, então, que, através de Cristo, Deus estaria enviando o Seu Espírito à Igreja.

            Em Atos 1.8 vemos que a vinda do Espírito Santo daria poder à Igreja de Cristo levando-a a testemunhar “... até os confins da Terra.” Esta promessa se cumpriu no dia de Pentecostes (Atos 2.1...). O Espírito Santo veio habitar nos cristãos.
           
            Com a conversão e o recebimento do Espírito Santo, o cristão passa a ser templo do Espírito Santo (1 Co 3.16). O corpo do cristão é a Casa de Deus. Ele passa a habitar através do Seu Espírito na vida daquele que se converteu a Cristo.

            O Espírito Santo age de forma especial na vida do cristão:

I - Ele consola o cristão (Jo. 14.16,17)

Para se consolar é preciso estar ao lado de alguém. O Espírito Santo nos conforta, nos alivia, nos dá a certeza da vitória. Ele é o nosso consolador.

II -Ele guia o cristão em toda a verdade ( Jo.16.13 )

O homem sem Deus não sabe para onde está indo. Vive perdido neste mundo, em meio às mentiras do inimigo. O cristão sabe em quem ele tem crido. Ele creu em Jesus, que é o autor e consumador da nossa fé. O servo de Deus tem a certeza da presença do Espírito Santo de Deus em sua vida. (Ef 1.13,14). Esse maravilhoso Espírito guia seus servos a toda a verdade. Que maravilha! O cristão sabe para onde está indo. Sabe também que não está na mentira, no engano. Ele está com Jesus! Ele tem O Espírito Santo de Deus em sua vida.

III - Ele nos ensina todas as coisas e nos faz lembrar o que o Senhor nos ensinou (Jo.14.26 )

O cristão tem um professor por excelência! Ele tem O Espírito Santo de Deus que lhe ensina todas as coisas. A vida do servo de Deus é de constante aprendizado. Aprendemos na Palavra e no viver. Aprendemos sempre, e o melhor, aprendemos com a presença viva do Espírito Santo de Deus em nossas vidas. Deus quer o melhor para os Seus filhos. Ele quer que cresçamos na graça e no conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo. O Espírito Santo nos ensina e nos faz também lembrar daquilo que Ele nos ensinou. 

IV - Ele capacita o crente com o poder, para testemunhar de Cristo (At 1.8)

O cristão está capacitado com o poder dado pelo Espírito Santo para testemunhar de Jesus aos perdidos. Esse poder nos dá coragem de, mesmo diante das dificuldades, não negarmos o nome do Senhor Jesus, mas sim proclamarmos o nome Dele aos perdidos, mesmo em situações difíceis onde a perseguição aos cristãos é grande. Precisamos aproveitar a liberdade que temos em nosso país de falar de Jesus e anunciar o Evangelho de Jesus aos perdidos. Lembremos que o Espírito Santo já nos capacitou.

V - Ele intercede a Deus pelos crentes nas orações (Rm 8.26)

Muitas vezes o cristão passa por momentos que, humanamente, sente-se impossibilitado de falar com Deus. Ele deseja, ele precisa falar com o Senhor, mas não consegue, em razão das dificuldades que está vivendo. Amados, a Bíblia nos afirma que o Espírito Santo intercede a Deus por nós nas orações. O que entendemos é que Ele nos ajuda levando as nossas orações até o Senhor nosso Deus com gemidos inexprimíveis para que sejamos respondidos pelo Senhor.

VI - Ele santifica a vida dos crentes (Hb 12.14, Ef. 5.18)

O Espírito Santo opera a santificação na vida dos servos de Deus. O texto de Efésios 5.18, nos afirma: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,...” Que maravilha irmãos! À medida que o servo de Deus afasta de sua vida o “vinho”, que representa os desejos da carne, as vontades do homem, naturalmente, esse servo de Deus é cheio pelo Espírito Santo. A santificação é operada e maravilhas acontecem nesta vida.

VII - Ele nos dá a certeza de que somos filhos de Deus (Rm 8, 16)

O servo de Deus tem agora a alegria de saber que o Espírito Santo que habita nele também testifica ao seu próprio espírito, trazendo a certeza de que realmente ele é um filho de Deus. É maravilhoso poder descansar nas promessas de Deus.

VIII - Ele nos dá a certeza da Salvação (Ef. 1.13,14)

Muitas pessoas afirmam para os cristãos: “Como você pode dizer que está salvo?” Na verdade não é o cristão quem afirma dele mesmo que está salvo, mas sim a Palavra de Deus. Os versículos citados acima nos mostram essa grande verdade. O Espírito Santo é concedido ao homem no ato da conversão, logo o próprio Espírito se torna o selo, ou seja, a garantia da salvação na vida daquele que aceitou a Jesus como seu único Senhor e Salvador.

IX - Ele concede os dons espirituais aos crentes (1 Co 12. 4 – 7)

A igreja é o Corpo do Senhor Jesus. Individualmente, cada cristão é um membro da igreja do Senhor (Rm. 12.5). Como organismo vivo de Deus, ela cumpre a sua missão através da participação de cada membro. Para o bom funcionamento e cumprimento do propósito da igreja, o Espírito Santo concede dons espirituais aos crentes, visando o bom desempenho da obra de Deus.

X - Ele manifesta o fruto do Espírito na vida do crente  (Gl. 5.22,23)

O fruto do Espírito Santo na vida do servo de Deus é a manifestação de atitudes de bênçãos que foram vividas por Jesus, enquanto esteve entre os homens na Terra. Uma vez tendo aceitado a Jesus como Senhor e Salvador, o novo crente agora, produzirá o fruto do Espírito, que é manifestado pelo próprio Espírito Santo na vida do cristão. As atitudes são em número de nove, e são vivenciadas nos relacionamentos. São nove atitudes que representam o fruto do Espírito.


A Bíblia nos mostra outros pontos importantes da obra do Espírito Santo na vida do crente. Os que foram relacionados neste estudo devem, portanto, levar-nos a descobrir o que mais o Espírito pode realizar em nossas vidas.

FONTES DE PESQUISA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?