Galera de Cristo 13 - A Obediência é um Princípio Divino

"Samuel, porém respondeu: Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça a sua Palavra?  A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão  é melhor do que a gordura de carneiros" - I Samuel 15.22
O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A OBEDIÊNCIA?
Resultado de imagem para obediência a deus
O melhor que podemos fazer pela nossa vida é amar a Deus e obedecer os Seus mandamentos. A Bíblia diz em Deuteronômio 30:15-16: “Vê que hoje te pus diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal. Se guardares o mandamento que eu hoje te ordeno de amar ao Senhor teu Deus, de andar nos seus caminhos, e de guardar os seus mandamentos, os seus estatutos e os seus preceitos, então viverás, e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que estás entrando para a possuíres.”
Em Deuteronômio 10:12-13 diz: “Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno para o teu bem?”
Como é que a lei, a graça e a obediência estão inter-relacionadas? A Bíblia diz em Romanos 5:20: “Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça.” Em Romanos 3:20 diz que “ninguém será justificado diante dele [Deus] por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.” Portanto, compreende-se que a lei é um reflexo do caráter divino, de Seu amor e justiça. A lei não salva, mas nos revela nossa condição de pecadores, ou seja, nos mostra que estamos perdidos e que necessitamos de um Salvador. A graça de Cristo foi manifestada a todos os homens, porque Cristo morreu por todos, para que todo aquele que nEle crer, não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16). Porém, a fé e a graça não anulam a lei. Ao contrário disso, confirmam: “Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei” (Romanos 3:31).
A obediência pode nos prover proteção e, consequentemente, livrar-nos de doenças. A Bíblia diz em Êxodo 15:26: “Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara.”
A obediência é a chave para uma vida de sucesso. A Bíblia diz em Josué 1:8: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.”
Seremos avaliados em termos da nossa obediência aos mandamentos de Deus. A Bíblia diz em Mateus 5:19: “Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.”
A obediência é um dos resultados de amar a Deus. A Bíblia diz em João 14:15, 23: “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. […] Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.”
O Espírito Santo só será dado àqueles que obedecem a Deus. A Bíblia diz em Atos 5:32: “E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.”
Jesus obedeceu ao Seu Pai dando-nos um exemplo de como devemos obedecer ao Senhor. A Bíblia diz em Hebreus 5:8-9: “Ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu; e, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem.” O próprio Cristo disse: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu pai e no seu amor permaneço” (João 15:10).
Deus aconselha-nos que obedeçamos a leis do nosso país. A Bíblia diz em Romanos 13:1-2: “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.”
Em certas ocasiões a obediência a Deus pode requerer a desobediência aos poderes terrestres. A Bíblia diz em Atos 5:29: “Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens.”
Os filhos devem obedecer e honrar os seus pais. A Bíblia diz em Efésios 6:1-3: “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.” (Bibleinfo.com)
Vemos, desde o início dos tempos, que a obediência a Deus sempre foi um problema para toda a humanidade. A palavra não parece surfar na crista da onda da desobediência enquanto a ressaca das escolhas mal feitas nos puxa para baixo. “Eu agi como bem quis”, o orgulhoso grita para todos ouvirem.
Por que tem de ser assim? Ah, claro, é fácil dizer que é por causa de nossa natureza pecaminosa e nosso desejo inerente de exercer o controle. Mas e depois que aceitamos Cristo no coração? O texto de 2Coríntios 5.17 não diz que somos “nova criação”? O texto de Gálatas 2.20 não diz que “já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”? A Bíblia não ensina que nossa velha natureza rebelde em relação a Deus, separada de Deus, antagônica a Deus, foi substituída por uma nova natureza que foi reconciliada com Deus e nos tornou um com ele? Então por que ainda lutamos com a obediência?
Há muitos motivos, mas quero sugerir um. Será que não acreditamos que Deus tem em mente os melhores planos para nós? Será que o vemos como um capataz surrando nossas costas com o chicote da submissão, e não um Pai amoroso que desejao melhor para seus filhos e filhas? Será que não confiamos nele?
Quando estabeleci regras para meu filho, não fiz isso por maldade.Não foi para destruir a alegria dele. Não, estabeleci limites nos quais ele pudesse progredir, para que ele pudesse progredir.Deus faz o mesmo conosco. Estabelece limites para nós nos quais podemos progredir, e, quando pisamos fora desses parâmetros,sofremos as consequências. As leis de Deus não foram feitas para limitar-nos, mas para proteger-nos e proporcionar-nos um lugar seguro para progredirmos. É dentro desses limites que a vida de glória existe.
Jesus sabia que temos problemas com confiança quando o assunto é obediência.
Qual pai, entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus daráo Espírito Santo a quem o pedir!Lucas 11.11-13
Se não entendermos que Deus sempre, sempre deseja o melhor para nós, teremos dificuldade em confiar em sua direção.“Nele vivemos, nos movemos e existimos” será uma caminhada com passos trôpegos, na melhor das hipóteses. [...]
E é por causa desse amor que ele tem em mente os melhores planos para você.
Quando cremos verdadeiramente que Deus sempre deseja o melhor para nós, começamos a entender que a obediência não é algo que temos de fazer; ao contrário, obediência é algo que sentimos o desejo de fazer.
Você quer ter um relacionamento empolgante e íntimo com Jesus no qual você sente a presença dele? Quer que sua paixão por Deus suba a alturas e desça a profundidades que nunca imaginou ser possível? Siga a orientação dele. É exatamente ali que ele quer buscá-la.
FONTE DE PESQUISA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?