Lição 02 - Mateus, o Evangelho do Reino

"Mas buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas" - Mateus 6.33

Texto Bíblico Básico: Mateus 7.21-23; Mateus 18.1-3

O QUE É REINO DOS CÉUS E REINO DE DEUS?

Resultado de imagem para reino de deus

As expressões ‘reino de Deus’ e ‘reino dos céus’ são sinônimas. Quando se diz Reino de Deus é referente a quem pertence e o Reino dos Céus à sua origem ao contrário dos “reinos do mundo” oferecidos por Satanás (Mateus 4.8). O sentido da palavra reino é domínio ou reinado [malkût = hebraico; basileia=grego]¹, diferenciando de um governo político e para ser mais espirituais e morais. Algumas citações se referem ao presente do reino e outras apontam para o futuro. No Antigo Testamento aparece apenas como ‘Reino do Senhor’ (I Crônicas 28.5II Crônicas 13.8Obadias 1.21). Mas o conceito geral que deu origem a estes termos veio do profeta Daniel anunciando um “domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído” (Daniel 7.14) e que os servos de Deus fariam parte deste reino Divino (Daniel 7.14, 18, 22, 27). No Novo Testamento a expressão ‘reino dos céus’ é usada somente por Mateus 31 vezes. Já as referências ao ‘reino de Deus’ são encontradas em Mateus 4 vezes, em Marcos 15 vezes, em Lucas 32 vezes, em João 2 vezes, em Atos 6 vezes e nas cartas de Paulo oito vezes, formando um total de 98 citações destes termos sem contar as inúmeras vezes que se usa apenas ‘reino’. O povo que vivia sob o domínio do império Romano ouviu falar de um novo Reino “a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores” (I Timóteo 6.15). Estes dados revelam a importância do tema para o ministério de Jesus e dos apóstolos. Podemos resumir dizendo que esta era a doutrina principal da pregação do evangelho.

O Reino de Deus não é:


Podemos encontrar alguns aspectos do que não é o Reino de Deus:
-VISÍVEL: Lucas 17.20,21 “Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência.Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós”.
-DO MUNDO: João 18.36 “Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui”.
-DIVIDIDO: Marcos 3.24 “Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir”.
-PALAVRAS: I Coríntios 4.20  “Porque o reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder”.
-COMIDA OU BEBIDA: Romanos 14.17 “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”.

        Baseado nestes textos que dizem expressamente o que o Reino de Deus não é, entendemos que não será algo visível como esperado pelos judeus partidários do messianismo político. O domínio anunciado por Jesus é no interior de cada cristão. Mas para que não seja tão subjetivo, o apóstolo Paulo diz que este reino não é apenas em palavras ou discursos demagógicos, pois precisa ser confirmado pelo poder de Deus através do Espírito Santo na vida da pessoa. Para que o reino não fosse exteriorizado por rituais humanos, o apóstolo também ensina que não consiste em comida ou bebida, nem em qualquer ordenança religiosa, mas na prática da justiça que promove paz e traz alegria do Espírito.

 O Reino de Deus é:

Vários textos deixam claro como é o Reino de Deus:
-MISTERIOSO: Mateus 13.11 “Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido” e Marcos 4.11 “Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas”.
-LIBERTADOR: Lucas 11.20 “Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, é chegado o reino de Deus sobre vós”.
-UM NOVO TEMPO: Lucas 16.16 “A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele”.
-IGUALDADE: Mateus 11.11 “Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele”.
-ETERNO: II Pedro 1.11 “Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.
-ESCATOLÓGICO: Lucas 21.31 “Assim também, quando virdes acontecerem estas coisas, sabei que está próximo o reino de Deus”. Lucas 22.18 “pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus”. Apocalipse 12.10 “Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus”.
Por mais que venhamos a estudar sobre este tema, sempre haverá algo misterioso que será revelado apenas com o seu cumprimento futuro. Mesmo assim somos privilegiados por conhecer e participar deste reino celestial. Aqui na terra recebemos libertação espiritual de tudo que é maligno e um novo tempo de Deus se iniciou através da vinda de Jesus e também se inicia na vida de todos que recebem a Jesus como Senhor. Os membros deste Reino são iguais não tendo maior ou melhor, pois todos são irmãos e filhos de Deus. Acima de tudo o Reino de Deus tem caráter escatológico, ou seja, apocalíptico e futuro. Um Reino eterno que não terá fim.

O Reino de Deus já:

O reino de Deus tem características do tempo presente que são:
-COMEÇOU: Mateus 12.28 “Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós” e Marcos 9.1 “Dizia-lhes ainda: Em verdade vos afirmo que, dos que aqui se encontram, alguns há que, de maneira nenhuma, passarão pela morte até que vejam ter chegado com poder o reino de Deus”.
-ESTÁ PERTO DE NÓS: Mateus 10.7 “e, à medida que seguirdes, pregai que está próximo o reino dos céus”. Marcos 12.34 “Vendo Jesus que ele havia respondido sabiamente, declarou-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém mais ousava interrogá-lo”.
-ESTÁ ABERTO: Mateus 16.19 “Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus”. Mateus 23.13 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!”.
Neste tempo presente podemos dizer que o Reino de Deus já teve seu início quando Jesus veio como Rei dos reis exercendo seu senhorio sobre aqueles que creem. Por isso Jesus deixou bem claro que o seu reino está próximo também no sentido de perto e não distante das pessoas como apregoava a lei. Além disso, o Reino de Deus está aberto para receber mais súditos e todos que quiserem podem participar.

Quem não vai entrar no Reino de Deus:

Algumas práticas que impedem a entrada no Reino de Deus são:
PECADOS: I Coríntios 6.9,10 “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus”. Gálatas 5.21 “invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam”Efésios 5.5 “Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus”.
CARNALIDADE: I Coríntios 15.50 “Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção”.
DIFÍCIL PARA OS RICOS: Marcos 10.23-25 “Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus”.
DESOBEDIÊNCIA: Mateus 7.21 “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”. Mateus 25.34 “então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”.
OLHAR PARA TRÁS: Lucas 9.62 “Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus”.
DESCRENTESJoão 3.5 “Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”.
Embora aberto para todos, existem pessoas que não poderão entrar no Reino de Deus por causa de suas atitudes. Por isso o apóstolo Paulo apresenta algumas listas de pecados que são impedimentos à entrada no Reino. Como se trata de um Reino dos Céus, então seus súditos devem ser pessoas espirituais. Jesus enfatizou que as pessoas apegadas às riquezas terrenas não conseguirão se interessar por um reino espiritual, o que dificulta muito sua entrada no Reino. Em geral toda e qualquer desobediência é empecilho a entrada no Reino, mesmo que religiosamente a pessoa chame a Deus de Senhor. Uma grande dificuldade para entrar no Reino é não conseguir renovar sua vida, olhando sempre para o passado, além da incredulidade que impede de viver uma nova vida. Pela graça de Deus, todos são convidados, mas somente os obedientes à vontade de Deus conseguirão entrar no Reino Celestial.

Para quem é o Reino de Deus:

Os textos que declaram para quem é este Reino são:
OS PEQUENINOS: Mateus 19.14 “Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus”Marcos 10.14 “Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus”. Marcos 10.15 “Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele”.
TODOS OS POVOS: Mateus 8.11 “Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus”. Mateus 21.43 “Portanto, vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos”.
POBRES: Lucas 6.20 “Então, olhando ele para os seus discípulos, disse-lhes: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus”.
LUTADORES: Atos 14.22 “fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus”.
Os membros do Reino de Deus são citados claramente como os pequeninos, comparados com crianças, pessoas santas e sem maldade no coração. Não serão apenas judeus como pensavam os fariseus, mas pessoas de todos os povos da terra. Muitas pessoas pobres serão privilegiadas com entrada no reino para compensar a injustiça que sofreram, principalmente aqueles que não tiveram oportunidade de conhecer a verdade. Mas acima de tudo é com muita luta e esforço que se consegue entrar neste Reino.

O que é preciso para entrar no Reino de Deus:

Para ter entrada no Reino dos Céus é necessário:
ARREPENDIMENTO: Mateus 3.2 “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”. Mateus 4.17 “Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”. Marcos 1.15 “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho”.
HUMILDADE: Mateus 5.3 “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”. Mateus 18.4 “Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus”.
OBEDIÊNCIA: Mateus 5.19 “Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus”. Mateus 21.31 “Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo. Declarou-lhes Jesus: Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus”.
JUSTIÇA: Mateus 5.10 “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus”. Mateus 5.20 “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus”.
ESFORÇO: Mateus 11.12 “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele”.
CONVERSÃO: Mateus 18.3 “E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus”João 3.3 “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”.
RENÚNCIA: Marcos 9.47 “E, se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o; é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois seres lançado no inferno”.  Mateus 19.12 “Porque há eunucos de nascença; há outros a quem os homens fizeram tais; e há outros que a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus. Quem é apto para o admitir admita”.  Lucas 18.29 “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou mulher, ou irmãos, ou pais, ou filhos, por causa do reino de Deus”.
Para entrar no Reino Celestial é preciso se arrepender dos pecados, viver em humildade e obediência à vontade de Deus. Além disso, precisa caminhar em busca da justiça e se esforçar o máximo possível para fazer o melhor. Também é preciso mudar de vida se convertendo ao renunciar o mundo para buscar a Deus.

 O que devemos fazer quanto ao Reino de Deus:

Quem participa do Reino de Deus deve:
BUSCAR: Mateus 6.33 “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.  Mateus 6.9 “venha o teu reino”.
ESPERAR: Marcos 15.43 “vindo José de Arimatéia, ilustre membro do Sinédrio, que também esperava o reino de Deus, dirigiu-se resolutamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus”.
ANUNCIAR: Lucas 8.1 “Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele”. Lucas 9.2 “Também os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos”Lucas 9.11 “Mas as multidões, ao saberem, seguiram-no. Acolhendo-as, falava-lhes a respeito do reino de Deus e socorria os que tinham necessidade de cura”Lucas 9.60 “Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus’Atos 28.31 “pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo”.
TESTEMUNHAR: Atos 28.23 “Havendo-lhe eles marcado um dia, vieram em grande número ao encontro de Paulo na sua própria residência. Então, desde a manhã até à tarde, lhes fez uma exposição em testemunho do reino de Deus, procurando persuadi-los a respeito de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas”.
Quando fazemos parte do Reino de Deus precisamos buscar este domínio o tempo todo para não cairmos no império das trevas. Também devemos esperar o cumprimento final do Reino de Deus quando Jesus voltar para buscar sua Igreja. Enquanto isso, temos a tarefa de pregar o evangelho deste Reino chamando mais pessoas. O testemunho de vida é imprescindível para mostrar a realidade do Reino.

AS BEM AVENTURANÇAS - O EVANGELHO DO REINO


George Bernard Shaw, certa vez, descreveu o Sermão da Montanha como "uma explosão impraticável de anarquismo e de sentimentalismo". O filósofo alemão Friedrich Nietzsche tratou-o ainda menos benignamente, quando escreveu que "a moralidade cristã é a mais maligna forma de toda a falsidade" (Ecce Homo). Em 1929, o humanista John Herman Randall estava disposto a reconhecer que Jesus era "verdadeiramente um grande gênio moral" mas ao mesmo tempo estranhava como um carpinteiro galileu pudesse ter enunciado a última palavra em ética humana (A Religião no Mundo Moderno). Porém, muitas outras pessoas têm apreciado este sermão com grande reverência, até mesmo quando não o conheceram nem o entenderam muito bem. Pode-se dizer, com segurança, que o Sermão da Montanha é o mais conhecido, menos entendido e menos praticado de todos os ensinamentos de Jesus.


A mente moderna, tanto religiosa como irreligiosa, tem tratado este sermão das maneiras mais variadas. Como antes notado, alguns o rejeitaram como totalmente impraticável ou positivamente mau. Outros o aceitaram, mas com reservas significativas. O humanismo, na sua forma mais benevolente, viu-o como um código moral notável, mas experimental, totalmente separado da cruz ou de um Cristo divino. O liberalismo religioso o vê mais como um projeto para reconstrução social do que para conversão pessoal. Albert Schweitzer o explicava como uma ética especial, para uma época especial, baseada na crença equivocada de Jesus de que o fim de todos os tempos estava para acontecer.


Entre os conservadores religiosos, muitos pré-milenaristas o vêem como mais uma "lei", inconsistente com uma era de graça, e de aplicação impossível num mundo pecaminoso. Eles esperam o seu cumprimento em um "reino milenial". A grande parte do protestantismo evangélico tem separado a vida em duas arenas, uma pessoal, e outra social. Para eles, a ética do Sermão da Montanha é destinada a conduzir somente os relacionamentos pessoais. Eles consideram impossível aplicar os preceitos deste sermão aos negócios e ao governo.


Tudo isto é para dizer que temos operado uma maravilha em nossos tempos ao tomarmos o documento mais revolucionário da História e transformá-lo em algo manso e inconseqüente. A palavra de Deus tem sido severamente embotada. O evangelho tem sido aparado para ajustar-se ao estilo de vida dos homens indisciplinados e indulgentes.


Há um sentido verdadeiro em que temos retornado ao ponto de partida. O Sermão da Montanha foi primeiro dirigido a um mundo no qual os fariseus tinham conseguido drenar a vida e o significado da lei de Moisés. Vivemos num mundo que transformou o evangelho em pouco mais do que civilidade do século vinte. Por esta razão, é da maior urgência que olhemos freqüente e cuidadosamente para o sermão do Filho de Deus que, talvez, mais do que qualquer outro, define a própria essência do reino do céu. Aqui, se ouvirmos humildemente, nossas vidas poderão ser transformadas, nossos espíritos revigorados e nossas almas salvas.


"O Evangelho do Reino"


O ponto de vista do Novo Testamento sobre o sermão é melhor entendido na introdução que lhe fez Mateus. O Sermão da Montanha é "o evangelho do reino" (Mateus 4:23). Isto deveria servir para esclarecer duas coisas: Primeiro, que ele não é meramente a exposição da lei e, segundo, que suas bênçãos e princípios éticos não são atingíveis pelos não convertidos. Este é um sermão para os cidadãos do reino. A salvação, e não a reconstrução social, é seu alvo e os homens de sabedoria mundana estão destinados a jamais entendê-lo.


O relato de Lucas (Lucas 6:12-49) coloca o sermão no segundo ano da pregação pública do Senhor, no auge de sua popularidade, uma popularidade em que ele nunca confiou (João 2:23-25) e que se verificou ser de pouca duração (João 6:66). Aqueles tempos parecem ter sido caracterizados por um grande entusiasmo religioso, que era tanto desorientado como superficial.


O Sermão da Montanha permanece como uma explanação da verdadeira natureza do reino de Deus. É um sermão proferido na História e serve para responder às questões que, naturalmente, seriam levantadas pelo anúncio em Israel do iminente aparecimento do reino (Mateus 3:1; 4:17). Mais ainda, o caráter totalmente inesperado do pregador e o acirrado conflito entre Jesus e os fariseus estavam para provocar ainda maior preocupação entre aqueles que primeiro ouviram o grito: "Está próximo o reino dos céus!"


O discurso de Jesus na encosta de um monte galileu não é, na realidade, um mero sermão. Ele mais se aproxima de um manifesto do reino de Deus. Há mais ensinamento de Jesus do que este, mas aqui sentimos a verdadeira essência da verdade do reino; e o negligenciaremos com nosso próprio risco. Porque ele trata de atitudes, o sermão permanece na entrada do reino de Deus tanto quanto em seus mais exaltados planos. Ele não é somente carne para os maduros mas um desafio àquele que faz sua primeira aproximação ao domínio e à justiça do céu.

O QUE SIGNIFICA BUSCAR PRIMEIRO O REINO DE DEUS?
A expressão “buscai primeiro o Reino de Deus” significa que a vontade de Deus deve estar em primeiro lugar em nossas vidas. Quando buscamos o Reino de Deus acima de tudo, Deus cuida de nossas outras necessidades. Nada é mais importante que o Reino de Deus.
Em Mateus 6:33, Jesus disse que devemos buscar “o Reino de Deus e a sua justiça”. Tudo o resto depois seria acrescentado. Não precisamos ficar preocupados com outras coisas porque Deus está no controle e cuida de nós.

Buscai primeiro o Reino de Deus

Jesus nos desafia a mudar nossas prioridades. Normalmente, as pessoas colocam como primeira prioridade a comida, a roupa, o dinheiro, a família, a carreira... Mas existe algo que é mais importante que todas essas coisas: o Reino de Deus.
O rei é a figura central de qualquer reino. Da mesma forma, o Reino de Deus é onde Deus está no centro. Nosso trabalho é buscar o Reino de Deus. Isso significa buscar fazer de Deus o centro de nosso mundo.
Em vez de focarmos em nós, devemos focar primeiro em Deus. Se Ele é nosso rei, é Ele quem deve comandar nossas vidas. Nosso trabalho principal deve ser procurar o que é a vontade de Deus para nossas vidas (Mateus 6:9-10).

E a sua justiça

Jesus é a expressão máxima da justiça de Deus. Ele veio para levar nosso castigo, cumprindo a lei e estabelecendo uma nova justiça baseada na fé (Romanos 3:21-24). A justiça de Deus é a salvação pela fé em Jesus.Devemos buscar essa justiça, crendo em Jesus e contando a boa notícia a mais pessoas. Assim, a justiça de Deus crescerá na terra.
A justiça de Deus também se revela em tudo que é bom e certo. Buscar a justiça de Deus implica buscar o bem e rejeitar o pecado. Precisamos viver para agradar a Deus, abandonando a injustiça do pecado e promovendo o que é certo (Mateus 5:6).

E todas essas coisas vos serão acrescentadas

Que outras coisas? As coisas que são essenciais na vida. Deus sabe aquilo que precisamos para viver (Mateus 6:31-32). Enquanto outras pessoas ficam muito preocupadas pensando em o que vão comer ou vestir, quem busca primeiro o Reino de Deus pode ficar tranquilo!
Deus cuida das necessidades de Seu povo. Todo nosso sustento vem dele. Quando confiamos em Deus, Ele providencia tudo que precisamos. Isso não significa que não precisamos fazer nada para conseguir nosso sustento. Mas significa que não precisamos ficar preocupados e nervosos sobre essas coisas.
O Reino de Deus é mais importante até mesmo que a comida! Sem Deus nem vale a pena viver. Por isso, Ele deve ser nossa primeira prioridade. E Ele vai cuidar das outras coisas em nossas vidas.

FONTE DE PESQUISA

https://www.estudosgospel.com.br/estudo-biblico-evangelico-diversos/bem-aventurancas-o-evangelho-do-reino.html
https://www.respostas.com.br/buscai-primeiro-o-reino-de-deus/
https://www.esbocosermao.com/2014/07/o-reino-de-deus-e-dos-ceus.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?